Financiamento é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras para que uma pessoa ou empresa possa adquirir bens ou serviços de alto valor, como imóveis, veículos ou equipamentos. Nesse processo, o valor total do bem é dividido em parcelas, acrescidas de juros, que são pagas ao longo de um período acordado entre as partes. O financiamento permite a compra imediata do bem, que é pago de forma diluída ao longo do tempo.
O banco ou instituição financeira avalia a capacidade de pagamento do cliente.
Caso o crédito seja aprovado, as condições de pagamento e juros são definidas.
O valor do bem é liberado ao vendedor, e o cliente passa a ser responsável pelo pagamento das parcelas.
O comprador paga as parcelas mensais com os juros estabelecidos, até quitar o financiamento.
Após o pagamento total, o bem financiado passa a ser de propriedade integral do comprador.
Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha capacidade de crédito, dependendo da análise feita pela instituição financeira.
O financiamento é destinado à compra de um bem específico, como um imóvel ou veículo, enquanto o empréstimo pode ser utilizado para qualquer finalidade.
As taxas de juros são definidas com base no perfil do cliente, no valor financiado e no prazo de pagamento, podendo ser fixas ou variáveis.
O prazo varia de acordo com o tipo de financiamento e a instituição financeira, podendo chegar a 30 anos para imóveis ou até 60 meses para veículos.
Na maioria dos casos, sim. A entrada é uma porcentagem do valor total do bem e pode influenciar diretamente nas condições do financiamento.
Se houver inadimplência, o bem financiado pode ser retomado pela instituição financeira, e o comprador pode ficar com o nome negativado.
Sim, é possível antecipar o pagamento total ou parcial do financiamento, muitas vezes com desconto nos juros futuros.
O bem é de propriedade do comprador, mas em caso de inadimplência, pode ser retomado pela instituição financeira até que todas as parcelas sejam quitadas.
Geralmente inclui comprovante de renda, documentos pessoais (RG, CPF), e documentos relacionados ao bem a ser financiado. Para empresas, são exigidos documentos específicos da pessoa jurídica.
Em alguns casos, é possível transferir o financiamento, mas isso depende das regras da instituição financeira e da aprovação do crédito da pessoa interessada.
Dê o primeiro passo em direção a um futuro financeiro mais saudável.
Ainda está inseguro? Veja o que nossos clientes dizem
Financeira | Consórcio (automotivo, imobiliário, serviços)| Financiamento | Crédito consignado INSS | Crédito Consignado Siape | Revisional de juros abusivos de cartão de crédito, juros bancários e veicular.
50.918.519/0001-21 – AGN Company LTDA
Desenvolvido por Mack & Landin
AGN Company
Responde em alguns minutos!
Alguma dúvida sobre nosso serviços?
Enviar mensagem
🟢 Online
Fale conosco